Review: FIFA 14

0
1890

Setembro e Outubro sempre vem recheados de lançamentos (Batman, Battlefield 4, Beyond, Two Souls…) e também FIFA 14, jogo qual iremos fazer uma analise!!

Foram confirmados mais de 600 clubes, entre eles 21 brasileiros, incluindo o Palmeiras (Série B). O Bahia será o único clube brasileiro não licenciado no game. Dessa forma, uniformes e escudos serão genéricos, com exceção do elenco do time que será original.

A primeira grande mudança em FIFA 14 diz respeito à velocidade. O jogo ficou mais lento que a versão anterior, porém, isso está longe de ser um problema, o jogo esta mais dinâmico com mais passes e um pouco mais pensado. Sendo assim, as partidas ficaram mais cadenciadas e com menos correria como era em FIFA 13.

Algumas das melhorias do jogo são bem notórias, o ”jogo de corpo” está mais real, e torna-se uma alternativa quase infalível para parar o adversário. O sistema de finalização recebeu melhorias mas nada gritante, bolas aéreas te fazem pensar se vale a pena chutar de primeira e ter uma finalização errada ou dominar e fazer outra jogada. O controle da bola esta um pouco mais fácil, os jogadores conduzem ela mais perto do corpo, dificultando ainda mais a tentativa dos adversários de roubá-la. Em jogadas mais rápidas, ela fica mais difícil de será controlada. Se comparado ao FIFA 13, o campo molhado não esta tão ”pesado” nessa versão.

Visual

O jogo esta mais bonito, aparências de jogadores e de torcida foram bastante melhoradas, expressões faciais, animações e movimentos ficam cada vez mais próximos da realidade.Os estádios ainda estão com uma aparência bem interessante e diferentes uns dos outros, quando falamos de estádios em FIFA 14 não podemos deixar de citar os ”cantos”, a torcida em determinados estádios chega a gritar o famoso ”OLÉ”, caso uma goleada esteja acontecendo. Novas chuteiras, novos patrocinadores nas placas de publicidade, novas bolas, novos uniformes e ate a maneira que o jogador deixa sua camisa no futebol real foi retratado de maneira excelente.


Porem algumas coisas deveriam ser mudadas ou que acrescentassem algumas novas animações, como por exemplo as de substituições dos jogadores e a do intervalo de primeiro para segundo tempo, são sempre as mesmas!

fifa-14-celebration

Som

O som do jogo ou o seu ambiente são agradáveis, mas poderiam ser um pouco melhorados, enquanto as vezes a torcida participa como citado acima, muitas outras vezes você nem lembra que tem uma torcida ali. Os efeitos sonoros na hora de chutar a bola, ou quando ela bate na trave, estão ótimos.

fifa14-stadium-donbass-arena

Jogabilidade

A jogabilidade de Fifa 14 foi alterada, jogadores realistas merecem movimentos realistas e com isso o jogo se torna mais tático, lento e cadenciado, o domínio de bola para os menos experientes pode ser um problema no inicio, os passes precisam ser precisos e a marcação dupla se usada com sabedoria pode ser uma grande aliada. A inteligência dos companheiros de equipe também teve algumas melhoras, se desmarcam com mais eficiência, a defesa teve enormes progressos. Os dribles e trombadas entre os jogadores rivais são incrivelmente realistas e é de grande importância escolher o tempo do ”tackle” e a força de cada jogador. Não devemos esquecer das melhorias no Tactical Defending: uma falha na primeira intervenção não significa mais perder a oportunidade de pegar a bola. Os jogadores são mais ágeis agora e por isso podem tentar uma segunda intervenção, para conter o adversário e ganhar a bola. Um item que é bastante perceptível são os atacantes, os de melhor qualidade técnica conseguem se posicionar nitidamente melhor, com menos impedimentos e se colocam sempre em local melhor para receber o passe. Os chutes foram aperfeiçoados, o sistema esta melhor e com maior realismo, voce precisa ajustar o jogador de maneira correta para um chute preciso ou se caso nao der muito certo esse chute vai sair ”mascado” e fraco. Mas como nem tudo sai 100% certo, o jogo tem algumas falhas que fazem o jogador ficar muito irritado, algumas vezes a bola bate nas pernas do jogador e ele não faz nada, fica ali, olhando para a bola, devido ao sistema de colisão do jogo, a física dele nesse quesito as vezes se torna ridícula, jogadores trombando uns com os outros, vc não consegue ultrapassar um zagueiro caso ele esteja na sua frente parece que vc cola atrás dele e não tem como sair, mesmo colocando para um dos lados se torna quase impossível sair dali. o lançamento por cima, ao meu ver ainda é um problema, os zagueiros dão uma travadinha que pode ser fatal, e no meu ponto de vista os goleiros da versão anterior eram melhores. A arbitragem ainda é um caso a parte, talvez o mais perto possível da realidade(hehehe)invertendo lados, algumas vezes faltas sem critério e devido ao motor físico, é muito fácil vc fazer uma falta apenas correndo em direção a bola. A lateral ainda continua com problemas e confuso, tentar cobrar rápido pode ser um problema, como citei acima, as vezes os jogadores esquecem que estão jogando futebol e ficam parados imóveis, a lateral é cobrada e a bola bate no jogador e sai pela lateral novamente.

Fifa 14 in game

Menus e Interface

Os menus estão mais limpos e de fácil acesso, melhor que a versão anterior.

MENU

Modos de jogo

  • Jogo Rápido
  • Ultimate Team
  • Modo Carreira
  • Pro Clubs
  • Amistoso Online
  • Jogos de Habilidade
  • Arena de Treino
  • Temporadas (Seasons) que também pode ser jogada com um amigo.
  • Torneio
  • Be a Pro (Jogador e Goleiro)

Com muito realismo, gráficos bonitos e uma física que mesmo com algumas falhas não deixa a desejar, Fifa 14 é forte candidato a melhor jogo de esporte.

FIFA 14 chega em mídia física no Brasil dia 03/10 e vai custar em torno de R$ 200 para Xbox 360 e PS3, já para PC ele será vendido a R$ 60.

0

Deixe uma resposta