Google anuncia oficialmente o Android Lollipop 5.1

0
527

Já era de conhecimento de muita gente que a Google estava trabalhando em uma nova atualização. Só faltava a confirmação oficial. Eis que ela finalmente veio: o Google lançou recentemente o Android Lollipop 5.1. Entre as novidades da versão estão o suporte a múltiplos SIM cards e a ligações em áudio de alta definição.

android_5_1

A versão 5.1 existe pelo menos desde o início de fevereiro, mas até então estava limitada aos aparelhos que fazem parte do Android One, projeto que visa ampliar o acesso a smartphones em alguns países emergentes com a oferta de unidades de baixo custo.

O uso de dois chips no mesmo aparelho é bastante comum nesses lugares, mas também vem ganhando adeptos em países desenvolvidos. Por isso o Google resolveu dar uma atenção a esse aspecto.

android_5_1_features-700x376

Sabemos que dispositivos Android com suporte a dois chips existem aos montes por ai, mas a implementação desse recurso é, na maior parte das etapas, fruto de esforços de desenvolvimento dos fabricantes de celulares, que trabalham em modificações dentro do sistema Android para que esse possa suportar o uso de dois SIM cards. Agora com o suporte oficial desenvolvido pelo Google, essa tarefa fica mais fácil, pois o gerenciamento dos chips se torna um procedimento padronizado, testado e aprovado pelo Google.

Por sua vez, o suporte a áudio em alta definição (Voice HD) vem para atender a aplicações como o VoLTE (Voice over LTE), que explora a velocidade de redes 4G para proporcionar serviços de voz com alta qualidade sonora nos aparelhos compatíveis, como no caso do Nexus 6.

Outro recurso muito interessante é o Device Protection, que se encarrega de bloquear o smartphone o tablet roubado ou que tenha sido perdido até que o dono faça login no dispositivo com sua conta Google. Nem a redefinição das configurações de fábrica é capaz de remover tal proteção. Esse recurso, no entanto, só deverá estar disponível em aparelhos já distribuídos com o Android 5.1, assim como nos modelos Nexus 6 e Nexus 9 após o update.

Correções de bugs, ajustes de performance e pequenas melhorias funcionais também estão disponíveis nessa nova versão. Uma delas permite ativar e desativar serviços Wi-Fi ou Bluetooth já nas configurações de acesso rápido, por exemplo.

Como de praxe, a atualização está disponível inicialmente para modelos da linha Nexus, começando pelas unidades vendidas nos Estados Unidos. Não há confirmação em relação a aparelhos de outros fabricantes, embora seja de se esperar que dispositivos anunciados recentemente, como o Galaxy S6, também ganhem a nova versão.

Deixe uma resposta