Internet Archive tem 2,4 mil games de MS-DOS para você jogar direto do navegador

0
266

Em novembro de 2014, o Internet Archive disponibilizou na web mais de 900 jogos de fliperama e o melhor, tudo de graça! O que ninguém esperava é que o acervo de títulos clássicos cresceria em tão pouco tempo, a biblioteca do site hoje oferece outros 2,4 mil games, aproximadamente, todos oriundos do MS-DOS.

O Internet Archive funciona como uma espécie de “memorial” da internet e da indústria do software. Ali, é possível encontrar cópias de sites desativados ou com layouts antigos, fotos digitais importantes entre muitas outras coisas que trarão lembranças nostálgicas.

lion_king_dos

Há algum tempo, o site começou a reunir também softwares antigos, a maioria deles devem ser baixados e instalados, mas também a uma boa parte que roda a partir do navegador, via JavaScript, dispensando a instalação de plugins ou quaisquer outros tipos de complemento.

É o caso dos jogos para MS-DOS. A execução ocorre a partir do EM-DOSBOX, um emulador do sistema operacional compatível com os browsers atuais, sendo assim, para rodar um game, basta abrir a sua respectiva página, seguir as instruções e desfrutar de uma gama de jogos um tanto quanto esquecidos pelas grandes massas.

O EM-DOSBOX está em estágio beta, então vale salientar que, ele pode apresentar instabilidades ou não responder adequadamente a determinados comandos. Mas a maior parte dos quase 2,4 mil jogos roda redondo. No final das contas, o maior “desafio” estará em descobrir os controles de cada game, já que as páginas não fornecem tal informação.

No acervo, há títulos como Master of Orion (1993), The Lion King (1994),  o famoso clássico, Prince of Persia (1990), Tintin on the Moon (1989) e Indiana Jones and The Last Crusade (1989). É “nostalgia pura”! Para quem vivenciou o auge do MS-DOS e uma viagem ao passado, para quem chegou depois, uma oportunidade de conhecer jogos e aplicativos que marcaram a época de muitos.

Ficou afim? Para conferir essas preciosidades, basta acessar o acervo clicando aqui.

Deixe uma resposta