Windows 10

Microsoft apresenta as edições do Windows 10

0
586

Neste última quarta-feira (13), a Microsoft revelou uma das informações mais interessantes para os consumidores que aguardam ansiosamente a chegada do seu novo sistema operacional. A notícia foi publicada através do blog oficial da Microsoft e apresenta uma breve descrição de cada versão do aguardado Windows 10.

 "Uma família de produtos. Uma plataforma. Uma loja".

“Uma família de produtos. Uma plataforma. Uma loja”.

Windows 10 Home

Edição do sistema operacional voltada para os consumidores domésticos que utilizam PCs (desktop e notebook), tablets e os dispositivos “2 em 1”. O Windows 10 Home vai contar com a maioria dos funcionalidades apresentadas até agora: Cortana como assistente pessoal (em mercados selecionados), navegador Microsoft Edge, o recurso Continuum para os aparelhos compatíveis, Windows Hello (reconhecimento facial, íris e digitais para autenticação), stream de jogos do Xbox One e alguns dos primeiros apps universais, como Photos, Maps, Mail, Calendar, Music e Video.

Windows 10 Mobile

O Windows 10 Mobile é voltado para os dispositivos de tela pequena e cujo uso é centrado no touchscreen, como smartphones e tablets. Essa edição vai contar com os mesmo apps incluídos na versão Home, além de uma versão otimizada para o toque do Office. O Continuum também vai marcar presença nos dispositivos que forem compatíveis com a funcionalidade.

Windows 10 Pro

O Windows 10 Pro também é voltada para PCs (desktop e notebook), tablets e dispositivos “2 em 1”, mas traz algumas funcionalidades extras em relação ao Windows 10 Home. Esses adicionais fazem com que essa edição seja ideal para uso em pequenas empresas, apresentando recursos para segurança digital, suporte remoto, produtividade e uso de sistemas baseados na nuvem.

A Microsoft também vai incluir o Windows Update for Business, novidade que promete reduzir os custos de gerenciamento, oferecer controle sobre a distribuição de atualizações e acesso rápido a atualizações de segurança.

Windows 10 Enterprise

Construído sobre o Windows 10 Pro, o Windows 10 Enterprise é voltado para o mercado corporativo.  O alvo dessa edição são as empresas de médio e grande porte, apresentando capacidades que focam especialmente no campo da segurança digital. A proteção dos dispositivos, aplicações e informações sensíveis às empresas é o foco dessa variante.

Essa edição vai estar disponível através do programa de Licenciamento por Volume, facilitando a vida dos consumidores que têm acesso à essa ferramenta. O Windows Update for Business também estará presente aqui, juntamente com o Long Term Servicing Branch como uma opção de distribuição de updates de segurança para situações e ambientes críticos.

Windows 10 Education

Construído a partir do Windows 10 Enterprise, essa edição foi desenvolvida para atender as necessidades do meio escolar. Nela, funcionários, administradores, professores e estudantes poderão aproveitar os recursos desse sistema operacional que será distribuído através da versão acadêmica do Licenciamento por Volume.

A Microsoft ainda destaca que haverá métodos para que as escolas e alunos possam fazer o upgrade do Windows 10 Home e Windows 10 Pro para o Windows 10 Education.

Windows 10 Mobile Enterprise

Também voltado para smartphones e pequenos tablets, o Windows 10 Mobile Enterprise tem como objetivo entregar a melhor experiência para os consumidores que usam esses dispositivos. Essa edição também estará disponível através do Licenciamento por Volume,  oferecendo as mesmas vantagens do Windows 10 Mobile com funcionalidades direcionadas para o mercado corporativo.

Windows 10 IoT Core

Além dos “sabores” já mencionados, a Microsoft promete que haverá edições – baseadas no Windows 10 Enterprise e Windows 10 Mobile Enterprise – para dispositivos como caixas eletrônicos, terminais de autoatendimento, máquina de atendimento para o varejo e robôs industriais. O Windows 10 IoT Core – que contém em seu nome a sigla em inglês para Internet das Coisas – vai ser destinado para dispositivos pequenos e de baixo custo.

windows10

A verdadeira integração

Essa é a proposta da Microsoft com a chegada do Windows 10, um único sistema para qualquer plataforma. O SO vai estar presente em uma grande variedade de equipamentos, desde PCs, tablets, smartphones até os consoles Xbox One, Surface e  aos tão aguardados HoloLens. Além disso, uma Windows Store única também estará disponível para que todos os consumidores testem e comprem os aplicativos universais desse ecossistema.

VIA

Deixe uma resposta