Como surgiu os Easter Eggs nos Games?

0
217

Direto do Atari em 1979 nascia o clássico Adventure que consistia de um personagem (que na época era um “cubo” ou uma bola), precisava atravessar várias fases em roteiro bem simples: encontrar o cálice magico e devolver ao castelo dourado, combatendo vários inimigos e o temidos dragões (os boss).

E naquela época não era igual hoje com gráficos 3D que você nem precisa imagina oque aquilo “significa” porque naquela época eram pixels formando “algo” e sua imaginação que fazia o complemento!

E Adventure foi um sucesso de vendas naquela era, mas a Atari não era a melhor empresa do mundo naquela época proibindo seus desenvolvedores e “game designers” de colocar seus créditos no fim do games. Desenvolvido por Warren Robinett, um dos pioneiros na sua área. Seu trabalho no game Adventure precisou de quase 1 ano entre design e programação, mas que conseguiu oferecer horas de entretenimento no Atari 2600.

Acreditando que seu nome nunca seria conhecido pelos gamers da época, num instinto rebelde o Warren resolveu colocar seu nome, piscando numa sala escondida do game.

O Vídeo abaixo mostra um “gameplay” de Adventure e chega na sala (9:28)

Passando de 200 mil copias vendidas quando o segredo foi descoberto. O garoto de 15 anos encontrou a sala e mandou uma carta para a Atari explicando o “passo-a-passo” como chegar até a mesma. E a empresa não podia punir Warren, já que os mesmo não sabiam como remover seus direitos autorais, ja que eles não existiam, tampouco mandar rapaz embora porque ele já havia pedido demissão.

Screen-Shot-2016-06-05-at-3.02.05-PM

E incrivelmente, o novo líder de desenvolvimento de games e efeitos visuais da Atari, Steve Wright, AMOU esta nova ideia e comentou sobre.

“Isso é muito legal, poder esconder segredos pelos cenários, e os jogadores podem explorar e achar esses segredos, como ovos coloridos numa manhã de páscoa?“

Ou traduzido do inglês: easter eggs.

E após isso várias produtoras e desenvolvedores começaram a colocar “surpresas” em suas obras. Sem imaginar, Warren mudou a história dos games para sempre.

No vídeo abaixo ele explica como esta ideia surgiu:

Deixe uma resposta