PES 2020

Review: eFootball PES 2020

0
65

Com o começo de uma nova temporada nos principais campeonatos de futebol do mundo, chegam as lojas as novas versões dos simuladores de futebol e a bola da vez é o novo PES 2020, que mudou de nome, graças ao movimento dos eSports, passou a se chamar eFootball PES 2020.

PES 2020 é o mais recente título da franquia de futebol da Konami. Disponível para PS4, Xbox One e PC. Então vamos ao review!

Melhorias pontuais e velhos problemas

É normal que a cada ano os games de futebol passem por melhorias, afim de justificar o dinheiro gasto numa nova edição e no caso do PES, o objetivo é sempre buscar melhorias, tornando o jogo cada vez mais real e perfeito, pra isso, a equipe de desenvolvedores da Konami mexeu em elementos pontuais, começando pela jogabilidade.

O jogo em si está mais lento, com toques mais cadenciados, algo mais parecido com um jogo real e diferente de outras versões que eram velocidade pura, mas para aqueles jogadores que gostam e estão habituados ao jogo mais veloz, ainda existe a possibilidade de de aumentar a velocidade original do game.

Mas o que mais chama a atenção do novo PES é a física. As divididas, o contato físico entre os jogadores foi melhorado e uma bola dividida nem sempre toma uma trajetória que privilegia os atletas envolvidos na disputa.

Houveram também mudanças nos passes, exigindo uma precisão maior por parte do jogador no direcionamento da bola. Anteriormente o passe sempre era feito para aquele jogador melhor posicionado, agora, assim como no FIFA, é necessário apontar para o companheiro para qual você deseja passar. Essa alteração também afetou as finalizações, algo que pode incomodar os jogadores das versões anteriores, mas que veio pra deixar o game mais real. A inteligencia artificial dos defensores também foi melhorada, agora eles sempre buscam bloquear melhor os passes e chutes a gol dos seus adversários.

PES 2020 também ganhou um novo sistema de dribles. Agora é possível fintar o adversário usando o controle analógico, o que facilita as jogadas individuais, porém os movimentos ainda precisam ser melhorados para dar maior fluidez e realidade do jogo.

Apesar das melhorias, PES 2020 ainda sofre com os goleiros, problema recorrente da franquia. Os arqueiros sofrem com inúmeros bugs que afetam diretamente o andar da partida. Hora eles pulam atrasados, hora não pegam bolas defensáveis, o que é triste por parte da Konami, que não implementam melhoria numa das principais posições de um time.

Insuperável nos gráficos

PES 2020 continua imbatível no que diz respeito aos gráficos. O game a cada ano que passa se torna cada vez mais rico em detalhes, sempre impressionando a cada ano, com jogadores cada vez mais reais, fazendo dessa versão a mais bonita e mais real de todas elas em termos gráficos.

A Konami tem caprichado cada vez mais na reprodução dos rostos dos atletas, não privilegiando apenas atletas mundialmente famosos, mas também jogadores de outras ligas, como a brasileira, possibilitando reproduzir grandes clássicos do futebol nacional. Isso sem falar dos estádios, é impressionante a perfeição com que as quase 50 arenas são reproduzidas, cada detalhe foi fielmente colocado no jogo, as animações antes das partidas a torcida, tudo é muito bonito no PES 2020.

Liga brasileira presente, inglesa e francesa nem tanto

A Konami sempre toma muito cuidado com as ligas incluídas em seus jogos e mais uma vez caprichou nas ligas do Brasil, onde temos todos os times da série A, além de grandes clubes da série B, a maioria deles licenciados e com seus elencos e uniformes originais. Ainda temos competições presentes no jogo as duas mais importantes competições nacionais, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

Se a liga do Brasil teve muita atenção, não podemos dizer o mesmo com a liga inglesa e francesa, onde podemos notar ausência de muitos grandes clubes, que são reproduzidos de forma genérica.

Liga Master

O grande destaque na campanha de marketing de PES 2020 foi a Liga Master. Ela traz a inclusão de astros do passado atuando como managers, podemos ver grandes astros do passado como Romario, Bebeto, Zico, Roberto Carlos, Maradona e muitos outros. Agora é possível escolher um deles e começar a sua jornada no modo mais popular da franquia.

A presença dos astros traz um elemento visual a mais. Agora há inúmeras animações para mostrar conversas com dirigentes, coletivas de imprensa, decisões com relação a saída de jogadores insatisfeitos, entre outros.

My Club, time que tá ganhando não se mexe

O MyClub recebeu poucas mudanças, pra não dizer que nada mudou. Houveram grandes alterações apenas em relação a ficha técnica dos jogadores e a opção de utilizar uniformes personalizados, cuja edição Lendária traz o de Ronaldinho Gaúcho em parceria com o Barcelona.

Foco no eSports

O novo PES reforça o foco que a Konami tem no modo competitivo de seu jogo, trazendo uma opção totalmente focada em partidas online, onde podemos disputar partidas rápidas, competições oficiais e ver seu desempenho online, além disso a Konami já anunciou uma série de competições para a nova temporada, com competições oficiais, onde o ranking dará vaga a competições presenciais com premiações.

Narração, seeeegue o jogo…

Com narração de Milton Leite e comentários de Mauro Betting, PES 2020 ainda peca na inserção dos áudios, apesar dos problemas, chama a atenção o grande número de jogadores mencionados por Milton. Esperamos que esses problemas técnicos possam ser superados com alguma atualização.

Deixe uma resposta