Review: Grand Theft Auto 5

0
586

Sensação do momento, no mundo dos games, não poderiamos de deixar de fazer um review de mais um capitulo da série de jogos de ação da Rockstar Games, o Grand Theft Auto 5, mais conhecido como GTA 5. Então vamos começar os trabalhos!

Grand Theft Auto V

De volta a Los Santos, mesma cidade do GTA: San Andreas, o game já vem se firmando como um dos melhores games de todos os tempos, também pudera, o game é de longe o mais caro produzido na história, foram investidos nada mais e nada menos que certa de 266 milhões de dólares, ultrapassando valores gastos com mega produções do cinema como Avatar. Lançado no último dia 19 no Brasil, GTA pode ser adquirido por nada mais, nada menos que R$199,00 para XBox 360 e Playstation 3. Já no fim da última geração de videogames, GTA 5 chega aos consoles sem perder as principais características que deram sucesso a franquia, apelo adulto, violência sem escrúpulos e a pratica de crimes. A primeiro mudança do jogo já é percebida logo de cara, que é a inserção de múltiplos protagonistas. Michel, ex-assaltante de bancos, Trevor, psicopata, traficante de drogas e Franklin, jovem integrante de uma gangue. Eles se unem na organização e execução de diversos tipos de crimes, nos quais o jogador alterna no controle dos personagens.

Os protagonistas de GTA 5.

Já considerado o mais polemico e pesado jogo da serie, a história do jogo se passa na cidade de Los Santos, velha conhecida dos amantes da franquia, uma versão fictícia de Los Angeles. Apesar de possuir os mesmos traços da velha Los Santos de GTA: San Andreas a Rockstar fez uma remodelagem total do mapa, sendo o maior de todos os jogos da série GTA. Ruas, edifícios, cruzamentos, rodovias, áreas rurais, praias, rios, cada pedacinho de Los Santos foi minuciosamente construído com muito capricho e cuidado aos detalhes, dando a impressão de que realmente estamos dentro de Los Angeles.

Como nos demais jogos da franquia, é fácil notar a diferença das regiões de Los Santos, andando em áreas mais ricas, vemos pelas ruas, pessoas bem vestidas e inúmeros carrões, já em zonas mais modestas vemos apenas carros antigos e uma novidade, animais cruzando as ruas, um detalhe que deixa o jogo mais real. Em alguns momentos é possível identificar locais que já fizeram parte dos outros jogos, como a famosa Groove Street, região habitada por CJ, protagonista de San Andreas.

O mapa mostra os locais das missões de cada personagem, que podem se deslocar de diversas formas, seja correndo pelas ruas da cidade, andando em um dos vários modelos de carros, motos ou bicicletas. Nas missões em conjunto, basta selecionar um dos personagens e partir pra luta.

Os personagens por sua vez podem ser customizados de diversas maneiras nos mais diversos estabelecimentos de GTA 5. Camisas,  casacos, calças, tatuagens, cortes de cabelo são algumas das opções que você encontra no game. Os pedestres também ganharam um tratamento especial, ganhando mais carisma e variedades de ações e falas. Os pedestres por sua vez enchem a cidade de vida com roupas e penteados diferentes, em alguns momentos é possível até entrar em pequenas missões para ajuda-los.

Com um mapa mais rico em detalhes, temos agora opções novas em lojas e atividades, além de missões secundárias e divertidas, como corridas de carro, ciclismo, tênis, pilotagem de aviões e até yoga.

Quanto aos carros, GTA 5 conta com uma imensa variedade. Seguindo os padrões da serie, tratam-se de versões clássica e genéricas de grandes fabricantes de automóveis como Audi, Porsche e Ferrari que desfilam por Los Santos.

 

Um dos modelos génericos de Ferrari presente em GTA 5.

 

Outra grande mudança que deve agradar é a diminuição da atividade da polícia no jogo, fato que incomoda bastante caso ocorra um pequeno acidente durante uma missão ou trajeto. Não quer dizer que sumiram com a polícia do jogo, mas ela só irá intervir nos momentos sérios, deixando o jogo mais tranquilo e divertido.

GTA 5 também apresentou melhorias em termos de jogabilidade, com personagens se movendo mais lentamente e com movimentos mais suaves, lembrando mais os movimentos de um pedestre comum. As corridas também agora são mais duradouras e com novas animações.

A Rockstar pegou elementos bem sucedidos de outros jogos e incorporou ao GTA 5, como a tecnologia facial de L.A. Noire, o sistema de mira de Max Payne 3, e as mudanças não param por ai, o direção dos veículos agora ficaram mais fáceis, mais rápidas, mais ágeis, permitindo fazer curvas fechadas e esquinas de ultima hora. Diferenças em veículos pequenos e grandes também ficam bem acentuadas durante o jogo, tanto na direção, quanto na vibração do joystick, fazendo um belo trabalho de simulação dos desníveis do terreno por onde o mesmo trafega.

O choque visual de GTA 5 é simplesmente impressionante, prova que os consoles da geração atual ainda tem muito a oferecer, efeitos de iluminação, chuva, expressões dos personagens, a riqueza de detalhes da cidade, tornam o game uma obra prima na história dos videogames.

Não poderia deixar de mencionar a excelente trilha sonora feita pela Rockstar, com dublagem de primeira e diversas músicas de todos os gêneros e de diversas épocas. Vale lembrar que a Rockstar finalmente lembrou dos jogadores brasileiros, afinal é a primeira vez que o jogo vem totalmente legendado na nossa língua, com legendas bem feitas e refletindo fielmente as falas dos personagens.

É por essas e por outras que GTA 5 chega pra deixar seu nome de vez na história dos videogames, se consagrando como um dos melhores da atual geração e deixando uma expectativa para a próxima geração. Com gráficos lindos, cheios de detalhes, jogabilidade afiada, enredo envolvente, carros, motos, armas, aviões, esportes e inúmeras ações, esse jogo torna-se algo que todo gamer tem que ter na sua prateleira.

 


Deixe uma resposta