Série Tenchi Muyo! Anime Review

0
6084

O que se pode falar de um clássico do mundo dos animes? Criado por Kajishima Masaki a primeira série do anime foi lançada em 1992 com o nome de Tenchi Muyo! Ryo-Ohki, e tinha apenas seis episódios lançados como OVA (Original Video Animation), diretamente em VHS. A série teve um sucesso muito alto, o que resultou em mais duas temporadas lançadas em 1994 e 2003 e mais dois especiais totalizando 20 episódios, duas continuações, oito spin offs, três filmes, sete séries em mangá e sete light novels. Infelizmente, nem os mangás e as light novels foram traduzidos para o português. Uma das razões do sucesso do anime foi que Tenchi Muyo! foi a primeira série do gênero de Harém, que consiste em um protagonista homem ou mulher cercado por dois ou mais personagens do sexo oposto e que são apaixonados(as) por ele/ela.

História (Cronologia Original)

Tenchi Branca (Frente)

Tenchi Muyo! Ryo-Ohki: A série original de Tenchi Muyo! é a mais difícil de ser encontrada totalmente legendada em português, provavelmente quem baixar vai ter até o episódio 10 com legendas em português e o resto, com legendas em inglês. A história gira em torno de Tenchi Masaki um jovem de 17 anos, que vive com seu pai Nobuyuki Masaki. Tenchi vai todos os verões ajudar seu avô Katsuhito Masaki em um templo nas montanhas, perto de Okayama com as atividades do templo e também treinar com espada. Tenchi desde que era criança sempre foi fascinado por uma caverna que possuía a lenda de ter um demônio selado em seu interior. Certo dia, Tenchi consegue roubar a chave da entrada da caverna e entra no local, descobrindo que a lenda era verdadeira e acidentalmente libertando o tal demônio. O demônio na verdade era uma pirata espacial chamada Ryoko, uma garota de cabelos prateados e apesar de aparentar ter 17 anos, na verdade possui 2000 anos galáticos ou 5000 anos terrestres. Logo após esse acontecimento, mais garotas vindas do espaço entram na vida de Tenchi e vários segredos seus e de sua família são revelados.

312

Tenchi Muyo! GXP Galaxy Police Transporter: Série com 26 episódios lançada em 2002,  se passa um ano após o término dos eventos da terceira temporada de TM! Ryo-Ohki e apesar de ter sido lançada antes,  alguns detalhes só podem ser entendidos após assistir a série original. GXP é considerado por muitos fãs da série como a enciclopédia do universo de Tenchi Muyo!, pois possui diversas explicações que nos ajudam a entender como ele funciona. Essa série ao contrário da série original e de dois dos spin offs (Tenchi Muyo! Universe e Tenchi in Tokyo) nunca foi transmitida no Brasil. TM! GXP conta a história de Seina Yamada.  Seina é o garoto mais azarado do mundo e seu azar afeta as pessoas ao seu redor, o que fez com que ele sempre fosse isolado e possui-se poucos amigos. Certo dia,  quando ele ia visitar seu amigo Kai, Yamada pega um atalho que passa na frente da casa de Tenchi, mas quase morre afogado quando uma nave espacial aterrissa desastrosamente no lago em frente a casa. Seina é salvo por uma mulher chamada Amane Kaunaq que o entrega um envelope destinado a Tenchi e um panfleto com informações sobre a GXP (a academia da Policia Galática). Yamada é forçado a preencher os dados no panfleto por sua família,  mesmo sem saber o que é a GXP e naquela noite enquanto dormia é levado para o interior de uma nave espacial que o levaria para a jornada de sua vida.

2426

Isekai no Seikishi Monogatari (Tenchi Muyo! War on Geminar):

Lançada no final de 2009,  essa série de 13 episódios em OVAs de quase uma hora de duração, se passa 16 anos depois da série original e sua única conexão com ela é que o protagonista é o meio irmão mais novo de Tenchi. O anime diferente das outras séries da cronologia original tem além das temáticas de Harém e Comédia, a temática Mecha (Robôs). Essa série também não foi transmitida no Brasil. A história se passa no mundo de Geminar para onde Kenshi Masaki é transportado, (O modo como ele foi transportado e a razão não são explicados diretamente, mas é possível ter alguma noção do processo por alguns flash backs que aparecem durante a série).  Kenshi fora enganado por uma misteriosa organização e ordenado a matar Lashara Eart,  princesa do reino de Shtrayu, sobre a promessa de que se conseguisse,  seria mandado de volta a seu mundo. Após derrotar Chiaia Flan, guardiã pessoal de Lashara,  e quase matar a princesa, revela possuir uma espetacular capacidade de luta, o que desperta o interesse da jovem princesa. Como falhou em sua missão Kenshi seria punido, mas como possui habilidades extremas de combate derrota todos os quase 30 guardas da organização e consegue escapar. É resgatado por Aura Shurifon, uma princesa Dark Elf,  que o leva de volta para a nave/castelo de Lashara. Lá ele é convidado para ser o servo pessoal de Lashara e após aceitar, começam suas aventuras por esse mundo.

História (Spin offs)

Os spin offs de TM! contam histórias baseadas na série original e também histórias que são crossovers de outras séries com temáticas do universo de TM!

tm197

Tenchi Muyo! Universe: Essa é a série mais conhecida da série TM!. Lançada em 1995,  possui 26 episódios e é baseada nos 6 primeiros episódios da série original. A série foi exibida no Brasil, no Band Kids.

336769

Shin Tenchi Muyou  (Tenchi in Tokyo): Continuação espiritual de Tenchi Universe, essa série de  26 episódios lançada em 1997 é a mais odiada de todas,  pois além de alterar o modo com que Tenchi e as meninas se conhecem mais uma vez, mudou o estilo da animação e fez com que se tornasse uma comédia mais papelão com várias distorções de personagens,  mostradas repetidamente e colocando uma nova personagem que não agradou muito os fãs mas com um papel importantíssimo no desenrolar da história. Mesmo não sendo uma série tão boa, não quer dizer que ela é ruim. Ela traz uma história interessante e um final surpreendente e para os amantes de TM! é interessante assistir.

1350831772803

Dual! Parallel Trouble Adventures: Uma das séries mais obscuras da saga de TM!. Lançada em 1999, possuindo 13 episódios e um especial,  surgiu da ideia de juntar o universo de TM! com a série Neon Genesis Evangelion. É uma divertida série de Mecha.

11607615175713b91do

Mahou Shoujo Pretty Sammy: Essa série lançada em 1995,  possui 3 spin offs próprios e foi baseada no episódio 12 de Tenchi Muyo! Universe. A primeira série é um OVA de apenas 3 episódios, o primeiro spin off se chama Pretty Samy TV possui 26 episódio lançados em 1996 é também  praticamente impossível ser encontrada com legenda em português. O segundo e terceiro chamados de Sasami – Mahou Shoujo Club 1 e 2 são séries baseadas no Pretty Samy TV e são sequências lançadas em 2006 e 2007. Todas as séries colocam a personagem Sasami em uma aventura ao estilo de Salor Moon.

Filmes:

21054lTenchi_forever_US6436m

 

Os 3 filmes de Tenchi Muyo foram lançados em 1996, 1997 e 1999 e são chamados Tenchi Muyo! In Love, Tenchi Muyo! Manatsu no Eve ou Tenchi Muyo! Daughter of Darkness e Tenchi Muyo! Forever. Os filmes Tenchi In Love e Tenchi Forever tem ligação direta com a série TM! Universe, com destaque para o TM! Forever que além de possuir uma animação mais “realista” dos personagens possui uma história extremamente densa e complexa. O filme Tenchi Muyo! Daughter of Darkness apesar de ter relação com a série original, possui um personagem que só aparece na série TM! Universe, a explicação para isso é que esse filme foi escrito por Naoko Hasegawa a criadora desse personagem. O filme não possui um lugar especifico no decorrer da trama original, sendo assim somente um extra para a série.

Considerações Finais

Tenchi Muyo! é o meu anime favorito de todos os tempos, pois marcou minha infância e de muitas outras pessoas, deixando as tardes depois da escola muito mais divertidas. A série possui personagens cativantes e inesquecíveis, para os amantes de ficção científica possui viagens espaciais, planetas alienígenas espetaculares, guardiões dimensionais e até mesmo deuses e para os amantes do gênero de Hárem é aqui que tudo começou, então é indispensável. O único defeito da série é que depois que termina, a única coisa que deixa é saudade e a vontade que lance mais séries. Eu recomendo fortemente essa saga para todos os amantes de anime do mundo e tenho certeza de que quem assistir,  não irá se arrepender.

Deixe uma resposta